Autoras: Teresa Figueiras e Cláudia Pinheiro
Professoras Doutoras, Instituto Universitário da Maia
Membros Integrados do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, na área científica Educação e Formação
O projeto Be Like na Atlhlete – BLA é um projeto europeu que envolve uma equipa transnacional e transdisciplinar de Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e Suécia, que partilha conhecimentos em diversas áreas, como a Psicologia do Desporto, a Sociologia e a Pedagogia, as Ciências da Computação, a Educação Física e os Métodos de pesquisa.
O projeto BLA combina os objetivos de traçar um perfil sociopsicológico de estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual e contribuir para o desenvolvimento positivo dos jovens. O propósito maior é melhorar e equilibrar os resultados desportivos e os resultados escolares daqueles que estão envolvidos em programas de carreira dual. Simultaneamente, através de uma melhor compreensão de seu perfil sociopsicológico, o BLA também visa reduzir o abandono desportivo dos jovens.
Este tópico do projeto está claramente alinhado com as políticas europeias no campo do Desporto e com a Estratégia Europeia 2020, sublinhando a necessidade de promover a implementação de programas de carreira dual.
No projeto BLA, propomos que o perfil sociopsicológico que irá ser traçado, seja otimizado não só no contexto desportivo, mas também desenvolvido no contexto escolar através da implementação de ferramentas digitais, interativas e pedagógicas. Os participantes diretos são estudantes-atletas dos 12 aos 18 anos envolvidos em programas de carreira dual, bem como estudantes não atletas. A consciência destas competências psicossociais desenvolvidas por estudantes-atletas de carreira dual permitirá a estes jovens potenciar o seu perfil, bem como permitirá aos outros estudantes atletas (não envolvidos em programas de carreira dual) e estudantes não atletas, ajustar, monitorizar e compartilhar a aquisição de tais competências, sob a supervisão dos seus treinadores e professores.
Objetivos do projeto
- i) Equilibrar e melhorar os resultados escolares e desportivos de jovens envolvidos em programas de carreira dual;
- ii) Reduzir o abandono desportivo dos jovens (dropout);
iii) Melhorar as competências sociopsicológicas dos jovens;
- iv) Estabelecer, em cada país do consórcio, um perfil sociopsicológico dos estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual;
- v) Estabelecer um perfil sociopsicológico comum a todos os países dos estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual;
- vi) Disseminar o perfil sociopsicológico comum através de uma ferramenta interativa (Applicação Móvel) e materiais pedagógicos (guidelines, workshops, redes sociais e website) nos contextos escolar e desportivo;
vii) Desenvolver, para as competências sociopsicológicas, mecanismos de avaliação da escabilidade e sustentabilidade dentro das comunidades desportivas e escolares.
Outputs
O1. Socio-Psychological Profile Questionnaire (SPPQ) – Executado
O2. BLA Socio-Psychological Profile – Em desenvolvimento
O3. BLA Mobile Application
O4. BLA e-Book Guidelines
Financiamento do projeto
O projeto Be Like an Athlete – BLA, é financiado pelo programa Erasmus+ Sport, com um valor de 287.734 Euros.
Parceiros do projeto
O projeto Be Like na Athlete é coordenado pela Maiêutica, em Portugal e conta com os seguintes parceiros:
– Maiêutica, em Portugal contando com a participação das docentes integradas no CIEQV Teresa Figueiras e Maria Cláudia Pinheiro
– Conselho Nacional das Associações dos Profissionais de Educação Física (Portugal)
– Consejo COLEF (Espanha)
– Associazione Sportiva Dilettantistica Margherita Sport e Vita (Itália)
– University of Limerick (Irlanda)
– Umea Universitet (Suécia)
– Instituto Português do Desporto e Juventude (Portugal)
Duração do projeto
O projeto Be Like an Athlete ainda se encontra em desenvolvimento, tendo iniciado em janeiro de 2020. Face à situação pandémica que se vive, a equipa irá solicitar à Agência Europeia uma extensão de prazo.
Site do projeto
Redes Sociais
www.facebook.com/BeLikeAthlete
Artigo publicado na Newsletter de julho de 2021 do CIEQV